terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Curiosidades dos alimentos

7 Heróis para a sua lista de compras


Gostamos de um alimento simplesmente porque ele é gostoso e, claro, sacia a fome. Imagine então se ele fizer maravilhas para a pele, o cabelo e ainda deixar sua imunidade tinindo? Estudos divulgados no II Congresso Internacional de Nutrição Clinica Funcional, realizado em Natal, revelaram que, alem de salmão, azeite de oliva, brócolis e tomate, existem outros queridinhos da nutrição. A seguir, os alimentos e o porque eles são tudo de bom!

Romã estica a juventude
Não é simpatia: a romã prolonga de verdade a juventude. E o "milagre" esta justamente na sementinha, que tem doses fabulosas de ácido elágico, um poderosíssimo antioxidante. A ciência provou mais: a fruta carrega algumas substancias da uva que também combatem as rugas precoces. "Pesquisando a romã, descobri que ela contem uma concentração alta de fenólicos - duas vezes mais que o vinho tinto, segundo outros estudos", conta a farmacêutica bioquímica Fernanda Jardini, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Nos Estados Unidos, o suco da fruta (vendido a peso de ouro) virou mania porque promete proteger o coração e cuidar da pele ate contra a celulite. "Os antioxidantes da romã impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos. E isso pode mesmo prevenir o aparecimento dos furinhos", diz Fernanda.

Shiitake reduz o estoque de gordura

O poder do shiitake  estimular o sistema imunológico a reagir contra uma série de doenças - de gripe a câncer - está supercomprovado. Estudos descobriram outros benefícios: reduz os picos de glicemia e o risco de o corpo estourar gordura. "O segredo está no ergosterol, enzima capaz de empurrar a insulina para dentro das células", explica a médica Ilma da Cunhas Barros, que pesquisa o cogumelo em parceria com a Embrapa. A quantidade de proteína é surpreendente. Quatro colheres de sopa de shiitake equivalem a um bife médio. Melhor: não tem nadinha de gordura e as calorias são bem baixinhas.





Abóbora é amiga da dieta
Além de ser aliada da dieta (tem muitas fibras e poucas calorias), a abóbora deixa a pele firme e lisa. Mas o que faz dessa fruta (sim ela é uma fruta) um alimento de primeira linha é a combinação de beta e alfacarotenos - dupla da família dos carotenóides, considerados os mais potentes contra as rugas precoces. Outro nutriente-chave é a curcubina, que harmoniza o organismo, especialmente o da mulher porque favorece a produção de hormônios femininos. Os hormônios em ordem colaboram para deixar a gente disposta, bonita e feliz.



Banana verde corta a fome

Não importa o tipo - nanica, prata ou maçã -, a banana ajuda a emagrecer. Mas tem que ser consumida verde, na forma purê, quando ainda carrega amido resistente. Difícil de ser ingerido, faz com que os outros alimentos ingeridos na mesma refeição (massa, pão) sejam absorvidos mais devagar, mantendo a fome sob controle. A notícia é resultado de estudos do Laboratório de Química, Bioquímica e Biologia Molecular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USO. "O amido resistente também serve de alimento para as bactérias intestinais - bichinhos do bem, aqueles que formam uma barreira contra intrusos", explica Ana Vládia Moreira, professora do Departamento de Nutrição da Univerisdade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Cará alivia a TPM

Assim como a banana verde, o cará tem amido resistente, regulando o açúcar do sangue, o que reduz picos de insulina e o risco de o corpo estocar gordura. "No intestino, o amido resistente contribui para que o estrógeno (principal hormônio feminino) seja usado mais facilmente pelo organismo, possivelmente amenizando os sintomas da tensão pré-menstrual", diz a nutricionista Valéria Pascoal, do Centro Valéria Pascoal de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

Abacate protege o coração

Muita gente recusa o abacate com medo de engordar. Tem lógica: ele é fonte de gordura e, por isso, é mais calórico que outras frutas (162 calorias em 100 gramas). Mas vale incluí-lo no cardápio com moderação. "A gordura do abacate é monoinstaurada, aquela que faz bem ao coração", explica o nutrólogo Edson Credídio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia. Sem falar que é uma fruta que carrega vitaminas B6 e C, fibras e alfacaroteno - antioxidante que, de cara, melhora a circulação sanguínea e, por isso, o colesterol deixa de ser uma ameaça. Circulação livre também afasta vasinhos, varizes e (ela de novo) celulite. É pouco? O abacate é uma das maiores fontes de um outro poderoso antioxidante, a glutationa, que bloqueia o desenvolvimento de câncer.

Castanha-do-pará dá fim à celulite
Mais um ótimo motivo para você comer todos os dias a brasileiríssima castanha-do-pará. Ela auxilia no tratamento da temida celulite. "É um alimento que age no equilíbrio do hormônio ativo da tiróide. Resultado: a circulação sanguinea melhora - aspecto importante para manter os furinhos à distância", conta a nutricionista Valéria Pascoal. E tem mais: ajuda a dar firmeza à pele. Sem falar que o selênio - aos montes da castanha - deixa a mente esperta.






fonte: revista BOA FORMA.
Por Amanda Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário